O que preciso para fazer sabonete caseiro com óleo usado?
Fazer sabonete caseiro com óleo usado é uma prática ideal para o planeta e para o seu bolso. Aprenda com a Pró-CREP tudo que você precisa para fazer um sabonete caseiro de qualidade.
O sabão artesanal da Pró-CREP
é confeccionado a partir do óleo de cozinha coletado na região Sul de Palhoça. O óleo é tóxico para a natureza e, aqui, ele se transforma num produto que o neutraliza e o degrada de maneira natural. Uma parte dele é vendida para a produção de biodiesel e outra se transforma em sabão para lavar louças e roupas.
O que é sabonete de óleo reciclado?
É um sabonete feito com óleo usado. Sabão tradicional como o que as nossas avós faziam.
O óleo frito é um elemento muito poluente, aqui contamos como funciona a reciclagem do óleo. Mas se nós próprios fabricarmos sabão, pouparemos dinheiro e poluição.
Quais são os ingredientes para fazer sabonete?
Para fazer sabão, precisamos apenas de mais dois ingredientes além do óleo: refrigerante (NaOH) e água. Faremos a reação química em um balde de plástico e mexeremos com uma colher de pau.
Usos do sabonete com óleo usado
Mas por que tantos problemas? Depois de fazer o sabão, podemos usá-lo como detergente para a máquina de lavar, ralando-o com uma faca. Se adicionarmos vinagre ou bicarbonato de sódio, servirá como esfregão de chão e se esfregarmos diretamente da pastilha que obtemos nas manchas difíceis, elas sairão como se nada tivesse acontecido.
Benefícios do sabonete caseiro para humanos
Os sabonetes naturais que preparamos têm propriedades incrivelmente benéficas para a nossa pele, hidratam, nutrem, limpam profundamente, são adstringentes, anti-sépticos e esfoliantes, entre muitas outras coisas.
Repleto de vitaminas que ajudam a melhorar a pele. Uma vantagem de produzir sabão sem fonte externa de calor é, como acontece com muitos alimentos, que o produto final mantém todas as propriedades que contém. Nesse caso, se adicionarmos óleos essenciais ou outros elementos através de especiarias ou ervas, eles reterão as suas vitaminas e nutrientes e a sua pele agradecerá.
Multifuncional: use para rosto, mãos e corpo. Eles também são completamente seguros para lavar o cabelo (embora aqui cada pessoa seja diferente e o que funciona maravilhosamente bem para uma pessoa possa não gostar do resultado). A vantagem de o ter feito você mesmo é que conhece perfeitamente os ingredientes que contém e estará isento de compostos tóxicos que podem prejudicar a sua pele.
Eficaz para a sua pele: nem todas as peles são iguais, devido à sensibilidade, espessura, transpiração, secura… Você pode experimentar diferentes ingredientes até encontrar o tipo de sabonete que melhor se adapta a você para aproveitar ao máximo os benefícios de seus compostos . Depois de encontrá-lo, você notará que a limpeza é ótima.
O sabonete remove facilmente vestígios de maquiagem, cremes ou impurezas que se produzem no dia a dia e que obstruem os poros, impedindo a respiração da pele e retardando seu processo de regeneração.
Que corantes naturais podemos usar no nosso sabonete caseiro?
Existem centenas de corantes naturais que podemos usar em nossos sabonetes caseiros. O melhor deles, além de tingir o sabonete com cores lindas, é que muitos deles possuem propriedades que vão beneficiar a pele. Agrupamos por cor para saber os ingredientes que você deve procurar:
Amarelo: pode-se usar cúrcuma, açafrão, páprica (mais avermelhada), argila vermelha (vai ajudar a atrair impurezas da pele), camomila, cenoura (em pó ou crua, também contém betacaroteno), calêndula em pó ou flores secas (vai dá um toque de listras amarelas e também tem propriedades curativas), canela, cacau (tom marrom mais escuro) ou raiz de beterraba em pó (tem antioxidantes). Se quiser que a cor tenda mais para o castanho, também pode usar frutos de sabugueiro, canela, cacau ou café, muito interessantes pelas suas propriedades antioxidantes e esfoliantes e também eliminam odores.
Verde: para esta cor fresca que evoca a natureza, podemos usar alfafa seca, clorofila (remove odores), chá verde em pó (é antioxidante), hena, alga marinha (contém minerais e iodo), argila verde, hortelã seca ou espirulina .
Azul: Podem ser usados óleo de raiz de Alkaneta, casca de noz ou pó de índigo.
Podemos adicionar todos esses produtos à solução de água e soda, macerando-os ou infundindo-os como óleos essenciais que adicionaremos à mistura, ou antes do ponto de fio (momento em que a mistura começa a engrossar, assim chamado porque se você tomar um pouco com os dedos formam fios macios como fios).
Para produtos em pó, o melhor é adicioná-los um pouco antes da ponta do fio, para que se misture uniformemente no sabonete. Desta forma a cor praticamente não mudará depois de ocorrer a saponificação. Este também é um bom momento para adicionar produtos oleosos, como óleos essenciais.
Extratos aquosos, sejam chás ou infusões, podem ser usados como substitutos da água quando vamos diluir o refrigerante. Claro, lembre-se que deve ser um líquido frio, pois se estiver quente ocorrerá uma reação química que pode explodir.
Como fazer sabonete caseiro passo a passo?
Muito importante: faça-o num espaço bem ventilado para o fazer com segurança. E em termos de conforto, um local fácil de limpar. Apesar do interesse do assunto, devemos manter crianças e animais de estimação afastados, fazer sabão envolve reações químicas que liberam calor e podem ser corrosivos, por isso é melhor garantir que os mais pequenos participem das partes seguras como o desenformar.
Colocaremos um litro e meio de água fria em um balde.
Posteriormente, adicionaremos com muito cuidado e lentamente entre 200 e 250 gramas de soda cáustica.
Mexemos lentamente com uma colher de pau, evitando respirar o vapor que sai. Este é o momento mais perigoso, pois a mistura fica quente e não deve ser tocada. Recomenda-se o uso de luvas, óculos e máscara.
Quando o refrigerante estiver bem dissolvido na água, adicionaremos um litro e meio de óleo usado enquanto continuamos mexendo.
Aqui você pode usar uma batedeira para misturar bem, mas tome muito cuidado com respingos. Pararemos quando a mistura tiver um aspecto homogêneo e pastoso, semelhante ao creme.
É hora de colocar a mistura nas formas e esperar. Os moldes devem ser não metálicos para facilitar a desmoldagem. Após 4 semanas é seguro retirá-lo do molde e cortá-lo.
Sabonete caseiro VS Sabonete industrial
Embora o sabonete industrial seja obviamente perfeitamente seguro para o nosso corpo e pele porque está sujeito a controles rígidos, a indústria utiliza produtos sintéticos, sulfatos, silicones e outros elementos para obter propriedades que não necessitamos em nossos poros.
Os sabonetes naturais, na falta de todos eles, também são mais saudáveis para o meio ambiente.
ENTRE EM CONTATO, FICAREMOS FELIZES EM ATENDE-LO