10 dicas sobre como economizar energia em casa
Com certeza você já deixou uma luz acesa em sua casa e já pensou em como economizar energia em casa, ou até já esteve em uma loja com o ar condicionado na potência máxima, transformando o estabelecimento no pólo norte.
Estes gastos não são bons para o meio ambiente nem para o nosso bolso. Com a energia mais cara e o impacto das alterações climáticas à frente, é necessário procurar formas de poupar no consumo.
Aqui na Pró-CREP sempre observamos que além da preocupação com o meio ambiente, poupar energia elétrica também proporciona economia financeira. Pequenas mudanças no dia-a-dia evitam o desperdício e fazem diferença quando a conta chega!
10 dicas sobre como economizar energia em casa
1: Apague as luzes
Esta pode ser a dica mais óbvia de todas as dicas que demos, mas na verdade é uma das mais fáceis de fazer para economizar energia, além de ser a mais eficaz.
Certamente você saiu de um cômodo e deixou a luz acesa porque retornará imediatamente, mas se desligar você economizará, mesmo que seja pouco. E se você fizer isso sempre, a redução no consumo de luz será mais do que notável.
Às vezes, pequenas ações têm um grande impacto.
2: Troque as lâmpadas
Uma das maneiras mais fáceis de economizar energia em casa é trocar as lâmpadas. Passar da iluminação incandescente, com lâmpadas tradicionais, para a iluminação LED pode significar uma grande queda no consumo.
Lembre-se que as lâmpadas LED costumam consumir 80% menos energia que as lâmpadas tradicionais e, além disso, não geram calor. Pense em quantas horas você fica com as luzes de casa acesas e verá que vai economizar muito.
Uma alternativa às lâmpadas LED, por serem mais caras, é utilizar lâmpadas tradicionais de baixo consumo: reduzem o consumo de energia em 70%, mas perdem parte da energia em forma de calor. Ainda assim, são uma boa alternativa.
3: Aproveite a luz solar
Persianas, cortinas abertas e deixe a luz do sol inundar suas casas! Aproveitar a luz do dia é uma boa estratégia para reduzir o uso de luzes artificiais, mesmo que sejam de LED ou de baixo consumo.
Sendo o Brasil um país conhecido pelos seus dias de sol (na maior parte do território), iluminar as divisões que temos em casa com a luz que vem do exterior pode significar poupanças energéticas significativas em casa, principalmente no verão.
4: Utilize aparelhos de baixo consumo
Outro truque para reduzir o consumo em casa é trocar os eletrodomésticos por aparelhos de baixo consumo. É uma mudança semelhante ao conselho anterior, mas de maior significado, tanto pelo custo económico da mudança como pelas poupanças alcançadas.
Para saber o consumo de uma geladeira, máquina de lavar ou lava-louças, é preciso se orientar pelo código de cores que todos os eletrodomésticos possuem. Este código, ou classificação, consiste em 7 níveis: de G (menos eficiente) a A (mais eficiente). Além disso, para destacar o mais eficiente dentro de cada categoria, o símbolo + é adicionado próximo a ela. Ou seja, um aparelho A++ é mais eficiente que um A.
5: Evite o consumo fantasma
Certamente você já viu a típica luzinha vermelha na sua televisão quando ela está desligada ou a luz do filtro de linha, certo? Pois bem, esses aparelhos continuam consumindo mesmo que não sejam utilizados por causa daquela luz e são dois exemplos de consumo fantasma.
A forma de economizar energia em casa e dinheiro nesses casos é desconectar os aparelhos quando não estiverem em uso, evitando assim esse consumo, também chamado de silencioso. Estima-se que, com esta ação, o gasto energético seja reduzido em 10%.
6: Cozinhe com eficiência
Passamos uma parte importante da nossa vida na cozinha, preparando as nossas refeições, algumas pessoas com mais arte do que outras, claro. E nesses momentos também podemos conseguir poupanças no consumo de energia doméstica.
Uma das ações mais simples é tampar as panelas e potes: assim você consegue aquecer o utensílio mais rápido ou ferver a água mais cedo com menos energia. Com as tampas colocadas evita-se que o calor se perca, pelo que podemos aproveitá-lo para reforçar o trabalho da vitrocerâmica, da placa ou do gás.
Outra ação é aproveitar o calor residual do forno ou placa para terminar a cozedura dos alimentos que estão a ser preparados ou para aquecer e cozinhar outros alimentos. Assim, uma vez desligados esses aparelhos, utilizamos a energia que eles ainda geram simplesmente por estarem quentes.
7: Administre bem a água
Para além da seca, o consumo de água também está ligado ao gasto energético devido à utilização de gás natural ou eletricidade para aquecimento de água.
Assim, dois tipos de ações podem ser realizadas para economizar energia:
Tome banhos de chuveiro curtos. Deve-se levar em consideração que não são necessários mais de 7 minutos para uma banho adequado.
Lave a roupa com água fria porque a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais gasta e baixar a temperatura reduz o seu consumo.
Fazer um bom uso da água pode significar uma boa poupança no final do mês, tanto na água em si como na energia associada, e isso também vai ajudar o seu bolso sem dúvida.
8: Ajuste a temperatura corretamente
Nem muito frio no verão, nem muito quente no inverno. Estima-se que a temperatura ideal em casa esteja entre 20-23º durante o dia e 15-17º à noite.
Se regular o ar condicionado e o aquecimento para ativar e desativar tendo em conta estes valores, conseguirá uma poupança significativa na sua fatura. Se, além disso, contar com ventilação cruzada para arejar a casa ou um fogão para aqueles dias mais caseiros, conseguirá ainda uma redução mais notável.
E, indo um passo além, se você tiver uma casa bem isolada, como a das casas passivas, talvez nem precise de ar condicionado ou aquecimento. É uma situação em que todos ganham.
9: Use o modo ECO
Muitos aparelhos, principalmente os mais atuais, possuem um modo ECO com o qual melhoram a sua eficiência e reduzem o consumo de energia em casa.
Embora a máquina de lavar louça ou de lavar possa demorar um pouco mais, utilizar este modo ajuda a economizar energia sem abrir mão da louça e da roupa que estão mais do que limpas.
10: Autoconsumo
Poderíamos dizer que este é o principal conselho de todos, o conselho para as pessoas que são mais a favor da poupança de energia e da consciência ambiental. Mas é verdade que gerar energia em casa pode significar uma redução no consumo de energia.
Além disso, a instalação de painéis fotovoltaicos ou algum outro sistema de geração de energia em casa está normalmente associada a uma mudança nos hábitos de consumo em casa, com a consequente poupança de energia e dinheiro.
Na Pró-CREP temos inúmeras iniciativas que podem ajudá-lo a fazer a transição para o autoconsumo.