Como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente (desde tenra idade)

 

Os pequenos da casa um dia crescerão e adoraríamos que fossem grandes ecologistas. Existem muitas formas de manter o meio ambiente presente na educação dos nossos filhos e filhas, o meio ambiente é para as crianças!

Aqui na Pró-CREP através da educação sócio ambiental temos processos por meio dos quais  as crianças  e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para a conservação do meio ambiente.

Atividades para crianças no meio ambiente.

 

O que não se conhece não é amado e muito menos protegido. Não podemos esperar que as crianças saibam valorizar a natureza se não as aproximamos dela. Vivendo em tempos tão complicados e numa altura em que estar ao ar livre é a melhor opção, o campo é o grande aliado dos fins de semana para toda a família.

É importante procurar percursos adaptados e adequados aos mais pequenos. Existem sites e aplicativos como o Wikiloc onde podemos filtrar por dificuldade, duração e área que nos interessa. Além disso, com esse mesmo aplicativo no nosso celular podemos ver um mapa completo do percurso com explicações para não nos perdermos em hipótese alguma.

Se não gosta de percursos e caminhadas, podemos sempre sugerir passeios por ambientes naturais ou o mais naturais possível, como parques ou zonas arborizadas próximas.

O mais importante em qualquer caso é dar o exemplo e deixar claro que nada mais são do que um espelho do que fazemos. O ambiente natural é o local certo para lhes explicar enquanto armazenamos os resíduos alimentares, a importância de não os abandonar, como respeitar os ecossistemas e que na natureza cada pedra é a casa de um insecto. A ideia é sair de lá como se não tivéssemos ido mas com o coração cheio de verde.

A natureza é o lugar ideal onde as crianças podem desenvolver um grande número de suas habilidades que serão úteis em muitos outros ambientes como sensibilidade, cuidado, empatia… Além disso, é um espaço que incentiva a experimentação e aumenta a criatividade. como interesse e curiosidade.

Para aumentar essa curiosidade in loco, podemos propor atividades para crianças na natureza:

Caderno de campo
Todo naturalista que se preze tem um e você nunca é jovem demais para amar a natureza e começar a entendê-la. Esta atividade é ótima porque funciona para quase todas as idades, bastando adaptá-la às habilidades do nosso filho.

Consiste em desenhar ou traçar as texturas e formas que podem ser vistas na natureza. Colocando uma folha de papel sobre a casca de uma árvore e riscando-a com um lápis macio, levaremos para casa uma lembrança e uma amostra de cada árvore que encontrarmos. Uma boa oportunidade para te ajudar a perceber que existem diferentes tipos de árvores, pedras, solos, folhas… tudo o que você encontrar. Não se esqueça de colocar a data e o local para que o caderno possa ser utilizado sempre que for ao campo e possa comparar várias áreas diferentes e apreciar a sua diversidade.

Ervas
Uma variante para quem é mais velho (ou não tão velho com alguma ajuda) é fazer um herbário. Consiste em coletar as folhas que encontrar, secá-las ao chegar em casa, alisá-las em um livro e depois colá-las no caderno. Existem muitas aplicações que ajudam na identificação de plantas, por exemplo com o arbolapp do CSIC é quase certo que irá identificar alguma espécie que interessar.

Nos herbários científicos clássicos são coletadas folhas, flores e frutos, mas é muito mais complexo secar e colar flores e frutos. Incentive-os a desenhá-los para que, de qualquer maneira, levem a memória consigo.

Neste post do blog já falamos sobre atividades para fazer na natureza e tem mais algumas para crianças.

Dicas para cuidar do meio ambiente para as crianças
 Há um verbete muito interessante sobre princípios educacionais que podemos transmitir aos nossos filhos (e revisá-los nós mesmos, o que nunca é demais).

Consiste basicamente em incutir nos mais pequenos da casa não só a necessidade de fazer as coisas bem, pensando no meio ambiente, mas também de torná-lo divertido. Reciclar é uma obrigação, mas também pode ser divertido. Economizar água pode não ser apenas uma norma, mas uma forma de cuidar dos peixes e dos rios.

O lixo jogado no chão, é prejudicial aos ecossistemas, aos animais, às plantas e a nós mesmos. Além disso, por exemplo, ao reciclar papel garantimos que menos árvores são derrubadas.

Aprender a respeitar os animais de estimação é muito saudável para as crianças, a melhor maneira é começar adotando um, nunca comprando, e explicando a responsabilidade de cuidar de um ser vivo. Você não está preparado? Uma planta é uma boa opção para começar.

A reciclagem em todos os seus aspectos é fundamental, e meninas e meninos também podem experimentá-la em primeira mão, por exemplo, fazendo brinquedos com materiais reciclados ou partilhando os seus brinquedos. Explique que quando ele se cansar de um brinquedo poderá trocá-lo com um amigo, será como um brinquedo novo, mas sem ter que comprar um novo. Você também pode doar brinquedos que já não usam mais ou que não usam, para famílias com menos recursos. O meio ambiente também são as pessoas que habitam o planeta.

ENTRE EM CONTATO, FICAREMOS FELIZES EM ATENDE-LO

 

 

SEUS CONTATOS