Como fazer uma horta orgânica em casa?

.. 

Se você é um dos amantes do meio ambiente que gostaria de cultivar seus próprios alimentos orgânicos, então este post será do seu interesse.

O Agrossustenta é o setor da Pró-CREP que ensina a utilizar os resíduos orgânicos. Realizamos o agendamento das coletas de podas que, trituradas, vão alimentar as leiras e produzir nosso composto orgânico, com esterco e restos de alimentos. É possível acompanhar nossas atividades na horta orgânica participando do Quarta da Terra, nos fundos da Praça da Reciclagem

 

 

Neste pequeno guia explicamos passo a passo o que você precisa saber sobre como fazer sua horta orgânica em casa:

Comece com um mini jardim

 

Um pequeno terraço, uma varanda, um peitoril de janela, um pátio ou mesmo um terraço na cobertura podem tornar-se uma horta orgânica em casa. Além de ser uma boa forma de começar a aprender o que é necessário e aos poucos manter uma colheita, é a melhor opção para obter resultados o mais próximos possível.

Encontre terras para cultivar
 

Se quisermos dar o salto para uma horta convencional, a primeira coisa é obviamente procurar terras aráveis, que estejam em boas condições, longe de possíveis fontes de contaminação. Se o tivermos em nossa casa, não há mais nada em que pensar. Se for uma urbanização, a ideia pode ser levantada na comunidade para usufruto do bairro. Se não for esse o caso, temos várias maneiras de iniciar hortas caseiras orgânicas. Cada vez mais instituições locais estão a preparar terras públicas para serem cultivadas como hortas caseiras pelos cidadãos. Existe também a possibilidade de hortas partilhadas: o proprietário de um terreno permite a quem quiser cultivá-lo em troca de receber parte da colheita através de um contrato de cessão. Outra opção é alugar hortas urbanas: os seus proprietários oferecem terrenos e todos os elementos necessários para o cultivo em troca de uma mensalidade, que normalmente ronda os 40 euros.

 

O que preciso para minha horta orgânica?

 

Se quisermos uma mini horta caseira, é imprescindível conseguir vasos, floreiras, floreiras, etc. dependendo do local disponível, bem como terrenos de qualidade. Você também pode reaproveitar latas, jarras de água ou baldes plásticos com vários furos no fundo para escoamento da água. As sementes que queremos plantar podem ser compradas em pacotes muito baratos, mas se quisermos acelerar o cultivo e ter mais chances de sucesso, teremos que ter a planta já germinada. Ao cuidar e fazer a colheita, é necessária uma tesoura de poda, um regador (se tivermos muita habilidade podemos instalar um sistema de irrigação por gotejamento), um cesto de vime para coletar a colheita e fertilizante. Este último também pode ser conseguido em casa através da compostagem, um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos.

 

O que vamos cultivar?

 

Plantas aromáticas como alecrim, manjericão ou tomilho; frutas como morangos; Legumes como cebolinha, alface, tomate, cenoura, pimentão ou berinjela são algumas variedades mais adequadas para o cultivo doméstico, mas existem mais. E se forem buscadas associações de culturas, como tomate e alface, por exemplo, melhor, pois elas se ajudam no cultivo e na defesa contra pragas.

 

Aprendendo a cultivar minha horta

 

Embora não seja essencial ser um agricultor profissional para cultivar e colher uma horta orgânica urbana, é necessário algum conhecimento mínimo. Por este motivo, recomenda-se a leitura de livros e revistas especializadas em horticultura, blogs e páginas web que oferecem conselhos sobre como iniciar e cuidar de uma horta caseira, participar de cursos, conferências, etc. sobre o tema ou entrar em contato com outros “agricultores urbanos” para aprender e compartilhar conhecimento.

 

 É possível acompanhar nossas atividades na horta orgânica aqui na Pró-CREP participando do Quarta da Terra, nos fundos da Praça da Reciclagem.

ENTRE EM CONTATO, FICAREMOS FELIZES EM ATENDE-LO

 

 

SEUS CONTATOS