SUSTENTABILIDADE É REALIDADE
Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades soluções ecológicas de desenvolvimento.
Tipos de Sustentabilidade
Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas.
A sustentabilidade ambiental ainda é cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, entre outras ações.
O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.
O desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
Sustentabilidade Empresarial
Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, mas como parte de uma estratégia comercial e de marketing. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva.
A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modo que incentiva processos que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.
.
Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, através de várias iniciativas que têm como objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis.
Outra meta importante é garantir a diminuição das desigualdades sociais, da violência, e a ampliação o ensino público de qualidade.
Entre alguns dos principais exemplos de medidas direcionadas para a sustentabilidade social, destaque para: incentivo aos programas de inclusão social; investimento em saneamento básico; incentivo aos projetos de qualificação profissional; incentivo aos programas culturais gratuitos e de educação pública para pessoas com baixa renda; entre outros.
Sustentabilidade econômica
Busca garantir o desenvolvimento econômico levando em consideração estratégias que não provoquem impactos ambientais ou que diminuam a qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Entre algumas das ações que podem ser consideradas economicamente sustentáveis, destaque para a utilização de energias renováveis; fiscalização constante para evitar que outras empresas ou pessoas cometam crimes ambientais; entre outras.
Entre algumas das principais atitudes que podem ser tomadas para incentivar os ideais da sustentabilidade estão:
Evitar o desperdício de água;
Usar fontes de energias renováveis e limpas (geotérmica, eólica e hidráulica, por exemplo);
Manter preservadas áreas verdes, salvas de atividades de exploração com fins econômicos;
Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais (carvão mineral, petróleo, minérios, etc), criando estratégias que permitam o menor impacto possível para o meio ambiente;
Priorizar a produção e consumo de alimentos orgânicos;
Priorizar a utilização de tecnologias que usam fontes de energias renováveis;
Reciclagem e coleta seletiva do lixo;
Priorizar o consumo de produtos biodegradáveis.
Conheça mais sobre os principais Exemplos de Sustentabilidade.
Quais são os principais benefícios da sustentabilidade?
A aplicação de estratégias e ações sustentáveis é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida da população.
Alguns dos principais exemplos dos resultados que a sustentabilidade pode trazer para o planeta a médio e longo prazo são:
a diminuição da poluição nos rios, terra e atmosfera;
a preservação dos recursos naturais (oceanos, florestas, lago, etc);
a manutenção da vida terrestre com qualidade e dignidade sem agredir ao meio ambiente;
evitar grandes catástrofes naturais provocadas pelos impactos ambientais.
O debate sobre a importância da sustentabilidade virou um tema essencial e recorrente a partir da última década do século XX. Como consequência, a procura por produtos e serviços que seguissem os padrões estabelecidos pelo conceito da sustentabilidade aumentaram.
Da mesma forma, a sustentabilidade passou a ser muito explorada pelas empresas para mostrar ao público que os seus produtos foram fabricados sem danificar ou prejudicar o meio ambiente. Assim, passa a ser rotulada como uma empresa ecologicamente correta e isso funciona como uma campanha de marketing positiva para a marca.
Tripé da sustentabilidade
O conceito da sustentabilidade é sustentado por três pilares principais, que estão divididos em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Alguns estudos sobre o assunto também consideram os aspectos culturais e tecnológicos importantes complementos para a manutenção da sustentabilidade.
Somente unindo todas essas diferentes dimensões é que será possível atingir plenamente o conceito proposto pela sustentabilidade.
O tripé da sustentabilidade também é conhecido como Triple Bottom Line ou People, Planet, Profit.
Dimensão Ambiental
Dimensão Social
Dimensão Econômica
O que é ser ecologicamente correto?
Está relacionado com o aspecto ambiental do tripé da sustentabilidade. Ou seja, a importância de levar em consideração o meio ambiente ao longo do desenvolvimento da humanidade.
Qualquer tipo de atividade que tenha como consequência impactos ambientais negativos deve ser evitado. Neste sentido, o grupo social deve pensar de modo a evitar o desgaste dos recursos naturais, por exemplo.
O que é ser economicamente viável?
Este ponto se refere ao aspecto econômico do tripé. Neste caso, as empresas, por exemplo, devem investir economicamente em prol do bem-estar social e, principalmente, ambiental.
A sustentabilidade prevê não apenas a preservação ambiental e bem-estar da sociedade, mas também o desenvolvimento econômico. Ou seja, para que isso ocorra as empresas precisam continuar a gerar lucros. No entanto, a obtenção do resultado econômico positivo não deve estar alinhado com métodos e estratégias que devastem o meio ambiente.
O que é ser socialmente justo?
É referente ao âmbito social do tripé da sustentabilidade. Aqui o importante é o modo como o ser humano é tratado, seja pela sociedade ou por uma empresa, por exemplo.
A prioridade é a valorização da qualidade de vida das pessoas, concomitante a manutenção dos outros dois aspectos: ambiental e econômico.
No caso de uma empresa que deseja agir de acordo com o conceito da sustentabilidade, ser socialmente justo significa valorizar não apenas o público-alvo, mas também garantir o desenvolvimento pessoal dos funcionários, fornecedores e todas as pessoas que fazem parte (direta ou indiretamente) da companhia.
Participe dos projetos da Pro-CREP